Dia do Comerciário: estabelecimentos que abrirem próxima segunda (22) poderão ser multados

O sindicato dos trabalhadores do comércio de Feira de Santana informou nesta sexta-feira (19) que vai multar os estabelecimentos que abrirem as portas na próxima segunda-feira (22), quando é comemorado o Dia do Comerciário. Vale destacar que os demais serviços funcionarão normalmente, inclusive os bancos.

De acordo com o presidente da entidade, Antônio Cedraz, a data foi uma conquista muito grande da categoria e por isso todo o comércio será fechado, tanto lojas quanto supermercados.

“Estamos com equipes de fiscalização para multar. Então aconselho que liberem os comerciários e não deixem acontecer a multa. Algumas empresas fizeram propostas para funcionar, mas todas foram ressacadas, pois o Dia do Comerciário é uma vez ao ano e não abrimos mãos”, destacou o sindicalista.

Segundo ele, de acordo com a Convenção Coletiva, que está em vigor até o dia 30 de outubro, a multa para os supermercados com até 10 funcionários é de R$ 38.500,00 conforme a cláusula sétima CCT 17/18. Os supermercados com mais de 10 funcionários podem pagar R$ 93.500,00. Já as lojas que descumprirem o acordo poderão pagar 50% do piso da categoria multiplicado pela quantidade de funcionários na loja conforme cláusula sexta da CCT 17/18.

“Esse ano foi um ano muito difícil e não temos muito que comemorar, mas pelo menos a gente começa a sentir que a poeira está mais assentada. Tivemos reuniões com o patronal do comércio e dos supermercados. Algumas cláusulas sociais, que sofremos resistência em aprovar no ano passado, já conseguimos aprovar. E eu acredito que até o fim do ano alguma coisa de melhor pode acontecer para o comerciário”, acrescentou.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.