Georgina de Mello Lima Erismann nasceu em Feira de Santana, em 1893. Poetisa, compositora, declamadora, musicista, pianista e professora, ela é autora do Hino à Feira.
Para o diretor do CUCA, Georgina foi um grande ícone de representatividade de Feira de Santana, levando a cultura através da música para a Bahia e o Brasil a fora. Georgina era professora municipal e foi uma pessoa dedicada à cultura e suas raízes.
Aldo Moraes lembrou que além de ela ser autora do Hino à Feira de Santana, Georgina também foi uma grande compositora. Erismann foi nomeada professora de música e canto da Escola Normal de Feira de Santana (onde hoje fica o Centro Universitário de Cultura e Arte, o CUCA). Na comemoração do primeiro aniversário da Escola Normal, sob sua regência, um coral de alunas cantou pela primeira vez o Hino à Feira, atualmente adotado oficialmente pela cidade.
No município, são várias as homenagens prestadas: Rua, Escola de Música, Escola Estadual no Jardim Acácia, Monumento na avenida João Durval Carneiro em frente ao Boulevard, Viaduto entre a João Durval Carneiro e a Ayrton Senna sobre o Anel de Contorno, e cadeira na Academia de Educação.
0 comentários:
Postar um comentário