O arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, voltou as suas atividades pastorais neste domingo (15). Ele celebrou às 7h de hoje, a missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana de Feira de Santana.
Participaram da celebração muitos católicos, amigos, médicos que acompanham o tratamento do religioso e o prefeito Colbert Martins da Silva.
Feliz em retornar ao trabalho, Dom Itamar agradeceu a Deus e aos médicos pela restauração da sua saúde e pela sua rápida recuperação. Ele foi acometido de um princípio de infarto, foi submetido ao procedimento de implantação de um marca passo no coração e ficou afastado por 17 dias das suas atividades.
Cheio de gratidão ele disse que em 51 anos de atuação como padre, esse foi o maior período que ficou sem presidir uma celebração eucarística e a missa de hoje foi um momento de profunda alegria.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Senti muita falta, mas agradeço a Deus, aos médicos, as orações de todos. Eu estou retornando oficialmente as atividades pastorais na arquidiocese de Feira de Santana. Convidei Dr. Mário Sérgio Bacelar, o médico e prefeito Colbert Martins e Dr. João Batista. Eles representaram todos os médicos que me atenderam. Eu fui privilegiado com essa oportunidade de ter bons e excelentes médicos. Estou aqui hoje graças a Deus e aos médicos. Quero servir a Deus até a minha morte”, disse.
Dom Itamar comentou que se sentiu abraçado por toas as pessoas e que sua vida segue normal sem nenhum tipo de restrição. Ele contou que irá apenas moderar um pouco as suas atividades, em virtude da sua idade e limitações.
“Preciso ter um certo cuidado ainda porque não retirei os pontos. Sigo sem nenhuma restrição sobre alimentação ou atividades pastorais. Vou moderar um pouco, pois tenho 79 anos.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O prefeito Colbert Martins declarou que a celebração de hoje foi uma demonstração de carinho e afeto da comunidade feirense por Dom Itamar e ressaltou a importância do religioso para a arquidiocese e cidade de Feira de Santana.
“Nessa ação de graças todos os católicos e amigos agradeceram muito Deus por ele está conosco. A situação dele foi complexa, mas ele teve o diagnóstico imediato e foi atendido por competentes médicos”, acrescentou.
O médico João Batista, que ajudou a socorrer Dom Itamar no instante dos primeiros sinais do princípio de infarto, também confirmou sobre a alegria de ver o religioso voltar as suas atividades pastorais.
“Deus foi o salvador da vida de dom Itamar. Nós e outros amigos contribuímos. Agradecemos a Deus, a equipe médica do Hospital Unimed e Incardio. Para nós cristãos, feirenses e amigos, hoje é um momento de festa e gratidão. Estamos aqui para abraçá-lo e dizer que Feira precisa da sua presença, sua contribuição, demonstração de respeito, religiosidade e exemplo para todos”, concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário