Sérgio Di Salles
A manhã de hoje (23), antevéspera de Natal, foi marcada por muita emoção no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, tudo isso por conta da chegada do Papai Noel, que levou alegria e muitos presentes para quase 600 crianças que estão internadas na emergência, enfermaria e ambulatórios da unidade.
Conversamos com a Emille Cerqueira, ela que é presidente da Comissão de Humanização do HEC, e que nos contou como funciona o projeto, além de um caso curioso, de um paciente que teve uma grande melhora graças a uma ação como esta que ocorreu hoje.
“As crianças estão aqui internadas, já estão distantes do vínculo familiar, já estão passando por um processo emocional e receber o Papai Noel, na véspera do Natal e ainda de surpresa? Foi emocionante, pois elas não estavam esperando isso. Algumas crianças realmente estão um pouco mais tristonhas e quando se sentem prestigiadas, isso ajuda muito no tratamento, é uma ação muito importante”, contou ela.
Recentemente, um outro projeto do HEC acabou ajudando e muito na recuperação de um garotinho que estava internado e desanimado para continuar o tratamento. “Tivemos um paciente da oncologia, que já estava ficando triste, debilitado por conta do tratamento, então nós identificamos que ele era muito fã do Bahia, inclusive tinha vontade de jogar e conseguimos trazer o goleiro do Bahia e depois disso ele demonstrou uma reação incrível e voltou a se tratar, hoje ele só vem aqui para consultas de rotina, por este caso conseguimos perceber a importância destas ações para a resposta do tratamento das crianças”, disse Emille.
Também ouvimos claro, o papai noel, mas não é qualquer um. O Leandro Mendonça é um funcionário do HEC, mais precisamente maqueiro, ele demonstrou muita emoção, principalmente por já conhecer a rotina do hospital e ter uma filha internada na unidade, na área de oncologia.
“É muita emoção, principalmente em ver as crianças que naquele momento de angústia e sofrimento passam a sorrir, estampam a alegria nos rostos, isto só me engrandece. O que eu puder fazer para arrancar o sorriso de uma criança dessa, eu farei. A gente sabe que as crianças não merecem estar nestes momentos de sofrimento, e tirar um sorriso delas é maravilhoso”, disse Leandro que ainda contou que a filha dele também estava muito feliz em ver o pai nesta função tão especial.
0 comentários:
Postar um comentário