FEIRA DE SANTANA
Teve início nesta semana no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) a implantação da primeira turma de Residência Multiprofissional em Atenção a Urgência e Emergência. Ao todo são 10 vagas, sendo 9 contempladas por profissionais Bacharéis em Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia.
Na opinião do professor Thiago Santana, coordenador da residência Multiprofissional HGCA, trata-se de um importante instrumento de formação.
“Os profissionais estarão aptos a atuarem em equipe multiprofissional na atenção a urgência e emergência, para o atendimento das reais necessidades de saúde da população”, afirmou.
Os residentes atuarão na Unidade de Emergência do HGCA, nos seguintes setores: sala amarela feminina e masculina, sala amarela cirúrgica, ortotrauma, classificação de risco, sala vermelha, estabilização, UTI´s e ambulatórios. Serão acompanhados por preceptores. “O desenvolvimento de uma Educação interprofissional e práticas colaborativas constitui-se num ganho para a qualidade da assistência, oferecendo melhores resultados à população assistida”, concluiu Patrícia Martins, que representou o HGCA na abertura do programa.
Sobre a Residência
O programa de pós-graduações lato sensu da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é uma parceria com o Hospital Clériston Andrade, caracterizado pelo ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. Neste primeiro momento foram comtemplados 4 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 odontólogo e 2 psicólogos. A carga horária é de 60 horas semanais, com 12 horas de aulas teóricas e 48 de prática, iniciadas de março de 2021 a março de 2023.
O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional, do Estado da Bahia - SUS/2021 foi realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e tem a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA.
0 comentários:
Postar um comentário