Merenda escolar em Coração de Maria
Uma coletiva com responsáveis pela Educação em Coração de Maria aconteceu nesta última Sexta (23). Um dos assuntos mais abordados durante o evento foi o kit de merenda escolar.
Vivian, que é a nutricionista da rede municipal de ensino de Coração, explicou a ausência de açúcar e café no kit; alegando que a legislação escolar não aprova a entrega de açúcar (qualquer tipo de doces) para crianças menores (até 03 anos de idade); e que permite uma quantidade com restrição para crianças maiores (acima de 03 anos de idade). "Como a quantidade permitida para crianças maiores é de no máximo 15 gramas por mês, ficaria inviável entregar um 1kg de açúcar em cada kit; o permitido é muito pouco para ser entregue é um kit", afirmou. Já sobre o café, ela explica que o conselho federal de nutrição não recomenda a utilização de café, por acreditar que o item pode alterar o aprendizado das crianças; e que o café não possui componentes nutricionais de boa eficácia. Sendo assim, a novidade no kit, já para o próximo mês, ficará por conta dos alimentos perecíveis: frutas, legumes e verduras.
E a secretaria de educação (Coração de Maria), Edilene Paim, detalhou que além da orientação da nutricionista, a educação passa pela supervisão do Secane (órgão vinculado à universidade federal do recôncavo baiano), para que o município atue de forma qualificada em relação a merenda escolar. Segundo Edilene, o valor de cada kit por aluno é entre oitenta e noventa reais; sendo que o município recebe apenas 34 mil reais por mês para serem distribuídos com a merenda escolar; o que faz a secretaria já estar em planejamento para arrecadar um maior valor para a merenda.
E por fim, Vivian lembra que todos os professores da cidade já foram vacinados com a primeira dose; e que a segunda dose ocorrerá em Agosto.
0 comentários:
Postar um comentário