O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista. A expectativa, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que seja alcançado um volume de vendas de R$ 6,03 bilhões, maior faturamento desde 2018, o que representa alta de 13,9% em comparação à mesma data em 2020.
Na data do ano passado, o varejo ainda experimentava o início do processo de flexibilização das medidas restritivas voltadas ao combate da primeira onda da Covid-19. Naquele cenário, as vendas recuaram 11,3% e atingiram o menor volume financeiro (R$ 5,30 bilhões) desde 2007 (R$ 4,98 bilhões).
De acordo com o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes, dois fatores explicam essa recuperação rápida. “O primeiro deles é a evolução do e-commerce. Nos cinco primeiros meses deste ano, as vendas online no Brasil cresceram 47%, já descontada a inflação, portanto, uma taxa de crescimento ainda bastante expressiva. E o segundo fator, até mais importante que esse, é o aumento na circulação de consumidores em áreas comerciais”.
Entre o fim de abril e o fim de julho deste ano, o fluxo de consumidores em áreas comerciais cresceu 39%, mas, ainda se encontra 9% abaixo da circulação média de clientes verificada em fevereiro do ano passado, aponta a CNC.
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