Pesquisa aponta que 78% dos consumidores pretendem pagar o presente de Dia dos Pais à vista

 

Uma pesquisa realizada no início de agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), afirma que o Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 24 bilhões na economia brasileira. Os dados mostram que a maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista: 29% por meio de PIX, 25% com dinheiro, e 24% com cartão de débito.

O economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, destaca que o pagamento à vista, principalmente utilizando dinheiro ou PIX, costuma proporcionar grandes descontos em relação ao pagamento parcelado.

– Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio. Mesmo se for necessário utilizar recursos de uma aplicação financeira para realizar a compra à vista ainda é um bom negócio, contudo, é necessário reaplicar as parcelas que seriam pagas no presente do seu pai na aplicação financeira.

Para quem precisar utilizar o cartão de crédito na compra do presente, Amendola chama a atenção para a importância do planejamento e indica evitar o comprometimento de mais do que 30% da renda futura com o parcelamento das compras.

– Os filhos precisam entender que o melhor presente para o seu pai é sua saúde, incluindo a financeira, lembra o mestre em Economia.

As dicas valem especialmente a quem já está endividado. A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou ainda que 59% dos consumidores entrevistados, que têm contas atrasadas e pretendem, mesmo assim, presentear no Dia dos Pais, também estão com o nome sujo atualmente, ou seja, estão com o nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

Apesar de ser expressivo o número de movimentação na economia por conta da data, a pesquisa aponta que o consumidor está cauteloso para os gastos: 8 em cada 10 brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

 

Fonte: Daniela Cardoso

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