O Ministério Público solicitou informações sobre a quantidade de pacientes na fila da regulação aguardando as vagas disponibilizadas pelo Sistema do Governo do Estado. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Fizemos uma série histórica, o levantamento dos pacientes que foram a óbito e consolidamos um total de 370 mortes. Geralmente, os casos mais em ênfase são os de AVC e amputação”, explicou a coordenadora de Upas e Policlínicas Vera Lúcia Galindo.
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.
Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.
0 comentários:
Postar um comentário