Falta pouco para Feira de Santana viver a sua Micareta. Daqui a exatamente sete dias, a chave da cidade será entregue às majestades da folia dando passagem ao desfile de trios elétricos e levando o folião a extravasar na avenida.
Enquanto isso, o Circuito Maneca Ferreira, principal palco da festa, na avenida Presidente Dutra, ganha forma com 90% das estruturas concluídas.
A festa volta a acontecer após três anos suspensa em função da pandemia da Covid-19. Ao longo das edições, varias adaptações foram incorporadas a festa. Relembre as principais curiosidades relacionadas a Micareta de Feira.
Nome
A denominação da festa não foi consensual no início. A primeira proposta apontou o nome Mi-Carême (que significa, em francês, “no meio da Quaresma”, em referência ao momento em que a festa ocorria), mas terminou sendo substituído por Micareta, escolhido em um concurso realizado especialmente para dar uma nova denominação à folia fora de época. “Micareta”, como a festa se popularizou, é oriundo da junção de Mi-Carême e a palavra “careta”: o prefixo “Mi” se junta à palavra “careta”, uma referência as máscaras que eram utilizadas no Carnaval.
Programação
Até antes de 1965, a festa era realizada em três dias: domingo, segunda e terça-feira, a depender do calendário da quaresma. Depois, a festa passou a ser realizada em quatro dias: quinta, sexta, sábado e domingo, como atualmente. Na quarta que antecede a festa, atrações também passaram a ir às ruas em uma programação extraoficial — hábito mantido até 2018.
Circuito
O chamado sítio da festa foi formado pelas ruas Conselheiro Franco, também na época conhecida como rua Direita, e Tertuliano Carneiro, que começa na praça Dr. Remédios Monteiro e termina na praça Fróes da Mota. Mais tarde, a partir das décadas de 60 e 70, o circuito da festa foi sendo transferido para a avenida Senhor dos Passos, mas ainda assim englobava as praças da Bandeira e João Pedreira. Em seguida, a festa passou a ser feita na avenida Getúlio Vargas, pois os trios estavam cada vez maiores e, no ano 2000, foi criado o circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, onde a folia acontece até hoje. Em 2002, a Micareta ganhou dois novos espaços, além do circuito Maneca Ferreira: o Quilombola, num trecho da avenida João Durval Carneiro, para o desfile de blocos afros, e o Charles Albert, no bairro da Kalilândia, para bailes infantis e destinados à melhor idade.
Artistas
Ivete Sangalo volta a participar da Micareta de Feira após ficar 7 edições de fora da festa. Este ano, ela vai puxar trio elétrico na abertura da festa, quinta-feira (20), no circuito Maneca Ferreira. A cantora já foi a principal garota propaganda da folia, colocando a Micareta em rede nacional em horário nobre, nos anos 2000. Era o início da noite de domingo, quando Ivete entrou ao vivo no programa “Domingão do Faustão”, na Rede Globo. A artista estava saindo para iniciar seu desfile, comandando o extinto bloco A Tribo. Na época, o circuito já era o Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, porém em sentido contrário, saindo de frente da Casa de Saúde Santana.
Suspensão
Ao longo dos anos, a Micareta de Feira de Santana não aconteceu em três ocasiões: a primeira foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando alguns soldados feirenses também participaram, a segunda em 1964, em razão do Golpe de Estado, e a terceira por três anos consecutivos, em 2020, 2021 e 2022, em função da pandemia do novo coronavírus.
Formato
A Micareta na rua era animada por grupos folclóricos e bandinhas. Havia também os foliões que desfilavam sozinhos, com suas fantasias ou mascarados. Além dos bailes nos tradicionais clubes da cidade e nas sedes das filarmônicas feirenses, sendo as principais a 25 de Março e Vitória. Em 1954, a Micareta de Feira de Santana passou por uma revolução: houve a primeira participação de um trio elétrico, o Patury, que fez tanto sucesso que nos anos seguintes essa grande invenção dos carnavais baianos foi definitivamente incorporada à folia feirense.
Rainha / Rei Momo
A primeira rainha da Micareta foi a foliã Eunira Boaventura, escolhida como acontecia nos Concursos de Miss da época. A majestade da folia, o Rei Momo I e único era o mesmo do Carnaval de Salvador, o motorista de taxi Ferreirinha com 130 kg. E foi somente em 1975 que aconteceu o primeiro concurso para eleger o primeiro Rei Momo de Feira de Santana, onde venceu Hilquias Carvalho.
0 comentários:
Postar um comentário