Os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizaram uma manifestação na reitoria da instituição na manhã desta quinta-feira (4), solicitando materiais para as clínicas universitárias. Em virtude da situação, os estudantes irão paralisar suas atividades nas clínicas até que uma solução seja apresentada.
De acordo com os manifestantes, a situação já persiste por três meses, levando os próprios estudantes a investirem cerca de R$ 25 mil para obter as ferramentas necessárias.
“A situação foi se agravando, pois estamos sem luvas, kits estéreis e demais materiais de uso essencial. É uma situação lamentável, deixamos claro na reitoria que não queremos medidas paliativas, e sim efetivas, a longo-prazo, para que o problema seja solucionado e não precisarmos parar nossas atividades para ir protestar. Conversamos com a reitora e com os responsáveis, e foi prometido que será realizado uma compra emergencial e até os próximos 15 dias vamos receber, assim como todo o problema da falta de materiais será resolvido”, destaca a secretária de comunicação do departamento de odontologia, Yasmin Dantas.
Aproximadamente 4500 procedimentos foram realizados semestre passado, com cerca de 900 pacientes atendidos no mesmo período. Os serviços auxiliam a acessibilidade da população a atendimentos de saúde.
“Nenhum paciente deixou de ser atendido porque os alunos estavam suprindo a falta de materiais. Mas a partir de amanhã, com a paralização, cerca de 61 pacientes deixarão de receber atendimento, pois essa é a média que as turmas de quinta-feira costumam atender. Esse problema é antigo, inclusive, ano passado também precisamos fazer uma paralização pelo mesmo motivo”, explica a representante dos estudantes de odontologia, Gabriela Santos.
*com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário