197 pessoas com dengue apresentaram sinais de alarme em Feira

 


197 pessoas com dengue apresentaram sinais de alarme em Feira
Foto: divulgação

Em Feira de Santana, dos 1.486 casos de dengue registrados neste ano, 197 apresentaram sinais de alarme. Os sintomas que costumam aparecer entre o terceiro e o sétimo dia apontam uma piora clínica da doença, na qual o paciente tem chances de agravar.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, explica que a circulação do vírus Dengue sorotipo 2, genótipo cosmopolita, possivelmente são os fatores que estão provocando o aumento de casos graves da dengue na população.

“O que podemos observar, monitorando os casos é que tem uma quantidade significativa de pessoas evoluindo com complicações de forma rápida. Por isso, alertamos que a população procure a unidade de saúde do bairro nos primeiros sintomas de dengue”, frisou.

Segundo a coordenadora, o grande perigo é ter sinais de alarme e não ir até uma unidade de urgência e emergência. “A pessoa que tem vômito persistente, dor intensa na barriga, desconforto respiratório, sangramentos fora do período menstrual, no nariz, na boca,  uma sensação de desmaio não pode ficar em casa, de jeito nenhum. Deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, ou uma policlínica para que tenha o suporte necessário”, ressaltou.

São considerados sinais de alarme dor na barriga intensa e contínua; vômitos persistentes, queda de pressão; sensação de desmaio, sonolência intensa; irritabilidade; aumento do fígado; sangramento de mucosas como boca, olhos e partes íntimas; sensação de sede intensa; mãos ou pés azulados e piora da doença que já existia.

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário