A Prefeitura de Feira de Santana segue em alerta no combate à dengue, diante do aumento nos casos registrados no município. Desde o início deste ano, foram confirmados 2.843 casos da doença, sendo 422 classificados como sinais de alarme e casos graves. Quatro mortes foram confirmadas, enquanto cinco óbitos estão sob investigação. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Todos os óbitos estão sendo monitorados e investigados pela Vigilância Epidemiológica (VIEP), cujas conclusões dependem de resultados positivos em amostras de exames laboratoriais específicos, como o exame Dengue NS1 e a sorologia IgM, analisados pelo LACEN. Em alguns casos específicos, são coletadas amostras para exames de outras doenças como meningite, Covid-19 e arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika vírus.
A equipe da Vigilância Epidemiológica está em ação, realizando busca ativa na região onde essas pessoas residiam. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está sendo intensificado nas localidades, visando interromper o ciclo de transmissão da doença.
A SMS orienta que ao identificar os sintomas da dengue, a população deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, é recomendado que o paciente busque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais.
O exame para detecção da dengue é oferecido gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.
0 comentários:
Postar um comentário