Estação de tratamento da Embasa se rompe e causa transtornos a moradores de condomínio





Estação de tratamento se rompe e Embasa é notificada por crime ambiental
Foto: Rafael Marques



Um grave crime ambiental foi registrado no último sábado (17) após o rompimento de uma estação de tratamento de efluente administrada pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), situada na rua do Canal do Feira V, nas proximidades do Condomínio Santana Tower, na Fraga Maia. A situação gerou revolta entre moradores e acionou a mobilização de autoridades locais. Uma ação de fiscalização na manhã desta segundSantana: processo seletivo para motoristas oferece 100 vagas


De acordo com Marcelo Grassi, diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a estação de tratamento, responsável pelo manejo dos efluentes do Condomínio Santana Tower, rompeu, lançando esgoto não tratado pela rua e contaminando o corpo hídrico mais próximo, um canal onde passa o rio Pojuca. Grassi destacou que esta não é a primeira vez que a Embasa é envolvida em um incidente desse tipo, caracterizando uma reincidência que agrava a situação.

“Recebemos a denúncia no sábado e constatamos a gravidade do crime ambiental. O efluente não tratado foi despejado pela rua e chegou ao corpo hídrico da região. Já acionamos os laboratórios para análise detalhada do material contaminado, e a Embasa será notificada imediatamente. Eles deverão apresentar um plano de recuperação da área degradada, e as medidas legais cabíveis serão tomadas, conforme o Código de Meio Ambiente de Feira de Santana”, afirmou Grassi.

A Agência Reguladora de Feira de Santana (Arfes) também está envolvida na investigação do caso. Sérgio Portugal, diretor de Regulação Técnica da Arfes, relatou que a agência foi notificada ainda no sábado e prontamente entrou em contato com a gerência da Embasa. “A Embasa enviou uma equipe ao local, que realizou medidas paliativas. No entanto, ao retornarmos nesta segunda-feira, encontramos o local sem energia elétrica e com a rua ainda inundada pelo esgoto”, explicou Portugal.

A Arfes já iniciou os procedimentos para notificação formal da Embasa, exigindo esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica que contribuiu para o agravamento do problema e cobrando a resolução definitiva do vazamento. “Os moradores relataram que essa não é a primeira vez que isso ocorre. Vamos adotar todas as medidas necessárias para que esse tipo de crime ambiental não se repita, incluindo a aplicação de multas severas”, concluiu Portugal.

Moradores do Condomínio Santana Tower e das redondezas têm se queixado repetidamente sobre a falta de manutenção adequada da estação de tratamento e sobre os impactos ambientais e de saúde pública causados pelos vazamentos recorrentes. “É uma situação de abandono. Observamos que os dejetos são lançados no rio sem nenhum tratamento. Não tem uma bomba [de tratamento] funcionando”, relatou um morador da rua Alameda dos Oitis, que pediu para não ser identificado. 

O secretário de Meio Ambiente, Agostinho Fróes da Motta, destaca que o impacto ambiental causado pelo vazamento é bastante preocupante e pode demandar anos de recuperação. “Estamos adotando todas as providências pela responsabilização devida da empresa”, finalizou.

Nota de esclarecimento da Embasa

A Embasa informa que o extravasamento de esgoto ocorrido na Estação de Tratamento do Condomínio Santana Tower, no bairro Mangabeira, foi causado pela ação de vândalos, que furtaram diversos equipamentos e impediram o funcionamento da operação no sábado (17). Uma equipe técnica foi enviada assim que a Embasa tomou conhecimento e iniciou as ações para reduzir o impacto do vandalismo.

Além de registrar a ocorrência na polícia, para apuração e responsabilização dos culpados, a Embasa já adquiriu os equipamentos e materiais específicos necessários para colocar a unidade novamente em funcionamento. No momento, o retorno da operação da estação depende da recuperação do quadro de energia, de responsabilidade da concessionária Coelba Neoenergia.

Fonte: Secom prefeitura e Embasa

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário