A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, inaugurou nesta quarta-feira (28), o segundo Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI II) “Antônio Lázaro Silva”, localizado no bairro Baraúnas. A nova unidade presta homenagem ao cantor e ex-deputado federal Irmão Lázaro, que contribuiu para a concretização do projeto através de uma emenda parlamentar.
O CMDI II é é equipado com uma estrutura composta por térreo e dois pavimentos, equipada com elevadores. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Especializada em exames de imagem de média complexidade, a unidade oferecerá serviços como densitometria óssea, endoscopia, cardiologia, ultrassonografia, raio-X, mamografia, eletrocardiograma, além de consultas especializadas.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou a importância do novo centro para a saúde pública de Feira de Santana, enfatizando o aumento da capacidade de atendimento na cidade.
“Essa nova unidade vai ofertar uma média de 250 exames por dia. Com a transferência de alguns serviços do CMDI na Maria Quitéria para cá, a antiga unidade será readequada para se tornar um Centro Especializado em Saúde do Homem”, explicou.
Gilberte também ressaltou que o CMDI II atenderá pacientes exclusivamente por meio de agendamentos realizados pela Central de Regulação Municipal, garantindo um fluxo organizado e eficiente para os exames. “Por exemplo, teremos 14 endoscopias diárias já pré-agendadas, com o profissional médico responsável pela lista de pacientes”, detalhou.
O prefeito Colbert Martins ressaltou a importância do equipamento para a cidade e a contribuição de Irmão Lázaro, cuja emenda parlamentar destinou R$ 1,2 milhão para a obra, complementando o investimento total de R$ 2,5 milhões realizado pela Prefeitura.
“Esse centro vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade, com serviços como endoscopia, laparoscopia, cardiologia e muito mais. É um investimento na saúde do povo de Feira de Santana”, afirmou o prefeito.
Durante a inauguração, Vânia Silva, viúva de Irmão Lázaro, expressou sua emoção ao ver o legado de seu marido se materializar em um centro que beneficiará tantas pessoas.
“Me sinto muito honrada. Gostaria de verdade que ele estivesse aqui para ver os frutos desse trabalho. Mesmo ele não estando, os frutos estão aí, e tenho certeza de que muitas pessoas serão abençoadas por essa ação que ele iniciou”, disse Vânia.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário