Aos mais de 70 anos, Marinalva Carneiro, conhecida em toda a Bahia como a “Mulher do Jegue”, protagonizou uma jornada impressionante de 45 dias. Natural de Itiúba, mas moradora de Feira de Santana há 45 anos, Marinalva percorreu 1.754 quilômetros desde Pé de Serra até Barretos, montada em uma mula, para participar da famosa Festa do Peão.
Marinalva, uma figura conhecida nas festas agropecuárias da Bahia, explicou a origem de seu apelido: “Eu montava sempre no jumento para fazer a abertura da FENAGRO ou da Expo Rural em Salvador w aí, fiquei conhecida como a mulher do jegue.”
A jornada, segundo ela, foi cheia de desafios. “A dificuldade todo mundo tem numa distância dessa, wu não conhecia praticamente ninguém, mas me senti privilegiada. Com 72 anos, me senti com 20, uma jovenzinha no meio da turma”, relatou.
Marinalva descreveu a experiência como uma das mais gratificantes de sua vida. “Montado em uma mula, viajamos por 45 dias. As noites eram passadas em fazendas que nos davam abrigo ou, quando não tínhamos essa sorte, armávamos redes ou dormíamos onde fosse possível. Cansativo? Pra quem não gosta de montaria, sim, mas se você ama, no outro dia já está pronto pra tudo de novo.”
A chegada à Festa do Peão de Barretos, no dia da abertura, foi o ponto alto da jornada. “Foram 45 dias de viagem, com paradas aos domingos para descanso dos animais e da turma. Quando chegamos lá, a alegria foi imensa. Faria tudo de novo”, afirmou.
Após sua participação na festa em Barretos, Marinalva retornou a Feira de Santana para participar da 45ª Expofeira, onde sua presença foi mais uma vez celebrada. “Esses anos atrás, sem a festa, parecia que tinha morrido alguém, mas, graças a Deus, com essa reabertura, espero que isso continue e que os governos façam a mesma coisa”, comentou ela.
Mesmo após essa aventura épica, a “Mulher do Jegue” já está de volta à sua rotina. “Segunda-feira já estou de volta ao trabalho, vendendo roupas, sempre no meu estilo, vestida do jeito que gosto”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael Marques
0 comentários:
Postar um comentário