Foi iniciada nesta quarta-feira (16) a reforma do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Bastos Laurine, localizado na Avenida Maria Quitéria, 2.453. Durante o período de obras, os usuários pré-agendados para atendimento estão sendo remanejados para o CMDI II – Antônio Lázaro, situado na Rua Pojuca, bairro Baraúnas. As obras de ampliação e reforma do CMDI I, com entrega estimada em 10 dias, são necessárias para a readequação de várias áreas internas da unidade, além da troca de mobiliário, garantindo mais segurança e conforto tanto para a população quanto para os servidores.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia municipal que administra a unidade de saúde, a expectativa é aumentar em 40% o atendimento, com a oferta de exames voltados ao diagnóstico da saúde do homem.
“Contamos com a compreensão da população durante a reforma. Embora a unidade do CMDI da Avenida Maria Quitéria esteja fechada para atendimento ao público, continuamos com a entrega de exames de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h”, afirma.
Entre as mudanças previstas, estão a troca de piso e pintura em toda a unidade; pintura interna e externa; instalação de novos lavatórios; melhorias na ergonomia dos consultórios com a adequação de novos equipamentos; reforma e troca de azulejos nos banheiros para garantir maior acessibilidade; adequação de esquadrias; substituição de luminárias; entre outras intervenções. Haverá também uma mudança nas áreas de espera dos usuários para um local com maior circulação de pessoas, além da implantação de uma nova recepção com móveis planejados e identificação dos setores.
Histórico
O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Bastos Laurine iniciou suas atividades há duas décadas. Implantado em 10 de março de 2003, por meio do decreto municipal nº 6.666, foi incorporado à Fundação Hospitalar em 10 de janeiro de 2005, através do Decreto nº 6.913/2005. Nos anos seguintes, a unidade passou por novas reformas e ampliação dos serviços, realizando, em uma década, 748.595 exames por imagem.
Atualmente, a unidade conta com 29 servidores, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos. O principal objetivo do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem é oferecer à população exames de Raios X, Eletrocardiograma (ECG), Mamografia Digital (MMG), Ultrassonografia (USG), Densitometria Óssea (DO) e Punção Mamária. É importante destacar que os exames são previamente agendados pela Central Municipal de Regulação ou realizados em caráter de urgência, sem agendamento prévio, mediante apresentação de relatório emergencial.
A reforma é administrada exclusivamente pela Fundação Hospitalar, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana responsável pelo equipamento.
0 comentários:
Postar um comentário