O prefeito Colbert Martins Filho se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues nesta terça-feira (15). O encontro teve como pauta principal a segurança pública diante do crescente número de mortes violentas na cidade.
“Entrei com o pedido de audiência em 3 de janeiro do ano passado e só na última sexta-feira, diante do clima tenso e de medo que tomou conta de Feira de Santana, liguei para o governador. Ele me atendeu e marcou o encontro para hoje”, explicou.
A reunião, que durou cerca de duas horas, contou com a presença de diversos representantes do governo estadual e municipal. “A pauta foi exclusivamente sobre segurança pública. Discutimos a atuação das facções, especialmente nas áreas periféricas e vinculadas ao Minha Casa Minha Vida”, destacou Colbert.
O prefeito enfatizou a importância da colaboração entre os governos municipal e estadual para enfrentar a criminalidade.
“É fundamental que o governo do estado assuma sua responsabilidade e intensifique as ações de segurança pública, como tem feito. A prefeitura de Feira de Santana está disposta a colaborar no que for necessário”, disse.
Entre as propostas apresentadas pelo prefeito, está a integração das mais de 300 câmeras de segurança da cidade ao sistema estadual de monitoramento.
“Oferecemos nosso centro de controle de operações e nossos guardas municipais para trabalharem em conjunto com as forças estaduais”, afirmou. Colbert também mencionou que o governador se comprometeu a promover cursos de qualificação para a guarda municipal.
Outro ponto levantado pelo prefeito foi a necessidade de ações contínuas e não apenas reativas. “Mostrei a ele que, com o verão chegando, aumentam as atividades do tráfico de drogas, o que traz consigo mais violência. Precisamos de ações permanentes para combater isso”, declarou.
Ao ser questionado se a reunião traria efeitos práticos, especialmente com o fim de sua gestão se aproximando, Colbert foi otimista.
“Acredito que sim. Vamos propor um plano de ação de curto prazo para ser implementado antes do verão. E espero que as medidas continuem sendo aplicadas após minha saída”, afirmou o prefeito, que deixará o cargo em dois meses e 15 dias.
Por fim, Colbert comentou sobre as possíveis divergências entre ele e o governador. “Fui eu que tomei a iniciativa de procurá-lo, e ele me respondeu positivamente. Espero que possamos superar essas dificuldades, que não foram criadas por mim nem por ele. Nosso foco agora é garantir a segurança da população”, concluiu.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 22 de outubro, quando será apresentado um plano de ação detalhado para combater a violência na cidade.
0 comentários:
Postar um comentário