A nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Feira de Santana está prestes a se tornar um marco na estrutura educacional da cidade. Em visita guiada na manhã desta sexta-feira (4), a secretária de Educação, Anaci Paim, apresentou à imprensa e representantes da sociedade as instalações da obra, que já alcança 91% de conclusão e tem previsão para ser entregue em breve. O edifício, batizado de “Edifício Geraldo Leite”, recebeu um investimento total de R$ 43 milhões e ocupa uma área construída de 6 mil m².
De acordo com a secretária Anaci Paim, o novo prédio abrigará o Centro de Formação de Profissionais da Educação e servirá tanto às demandas educacionais quanto administrativas.
“Já funciona hoje com o Centro Integrado de Educação Inclusiva. Do outro lado, temos o ginásio de esporte Péricles Valadares, para esportes adaptados, e uma garagem para 400 veículos. Esse prédio de sete andares, com um auditório para 700 lugares e mais outro que pode ser dividido em três espaços de 110 vagas, tem tudo que é necessário para melhorar a formação dos professores”, detalhou.
A estrutura impressiona pela modernidade e funcionalidade. O espaço conta com seis estúdios de gravação de aulas, com isolamento térmico e acústico, laboratórios, elevadores, acessibilidade, e ainda um sistema fotovoltaico para a produção de energia própria, tornando o prédio sustentável. A fachada, com pele de vidro, proporciona iluminação natural, garantindo economia de energia.
“Aqui também temos todos os ambientes administrativos da Secretaria de Educação, além das salas dos Conselhos, como o do Fundeb e da Alimentação Escolar”, completou Anaci.
Investimento na educação de Feira de Santana
O secretário de Planejamento, Carlos Brito, destacou a relevância do investimento para o avanço da qualidade do ensino na cidade.
“Esse prédio é um presente que o prefeito Colbert Martins está dando à Feira de Santana, instrumentalizando um sonho de melhorar a formação dos professores. Temos grandes professores, mas com capacitação você avança. Esse espaço tem o objetivo de avançar na qualidade da educação para que os nossos indicadores educacionais sejam melhorados na sua plenitude”, ressaltou.
Brito também comentou o impacto que a obra terá a longo prazo. “São R$ 45 milhões investidos, com recursos do Fundeb e precatórios, em uma edificação que, daqui a 50 ou 100 anos, continuará sendo uma das melhores estruturas de formação de professores do Brasil”, afirmou.
Previsão de entrega e impacto para a educação
Com apenas 9% das obras restantes, a secretária Anaci Paim enfatizou a pressa em concluir a estrutura para iniciar as atividades no início do próximo ano letivo.
“Minha pressa de entregar é para possibilitar a realocação dos diversos setores da secretaria e garantir que no início do ano tudo esteja estruturado. Acredito que nos próximos 30 dias finalizaremos”, afirmou.
Com a conclusão dessa obra, Feira de Santana será destaque nacional pela sua estrutura educacional municipal. “Aqui, as ações serão conjugadas e integradas pela proximidade, beneficiando tanto os profissionais da educação quanto os estudantes”, finalizou Anaci.
*Com informações do repórter Rafael Marques
0 comentários:
Postar um comentário