Feira de Santana passa a contar com um dos espaços mais modernos do país voltados para a educação municipal. Nesta sexta-feira (29), foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Formação de Profissionais da Educação, localizada na rua Barão de Cotegipe, Centro, no antigo Feira Tênis Clube. A obra, que representa um investimento de R$ 43 milhões, foi projetada com foco em inovação, sustentabilidade e valorização dos profissionais da educação.
A secretária de Educação, Anaci Paim, destacou que este é o maior projeto já realizado para a educação em Feira de Santana.
“Reformamos, ampliamos e construímos 35 escolas, além de promover a reforma de 77 unidades escolares em 77 meses de gestão. Este novo espaço é a primeira sede própria da Secretaria de Educação desde sua criação, em 1963. Ele integra acessibilidade total, laboratórios de robótica, ciências e matemática, além de auditórios e um centro de documentação histórica”, afirmou.
A secretária também ressaltou o conceito de sustentabilidade que norteou a construção do prédio, equipado com painéis fotovoltaicos que garantem o fornecimento de toda a energia consumida.
“É mais do que um prédio. É um conceito de desenvolvimento para Feira de Santana. Trabalhei na minha sala hoje sem precisar ligar a energia, graças à iluminação natural proporcionada pela arquitetura em pele de vidro”, explicou.
O Centro de Formação, anexo à nova sede, será um espaço dedicado à capacitação contínua de todos os profissionais da educação.
“Aqui vamos formar não só professores, mas também porteiros, merendeiras e todos os servidores da rede municipal. Este é um passo essencial para melhorar os índices educacionais da nossa cidade”, completou Anaci.
O prefeito Colbert Martins enfatizou a importância do investimento, que foi totalmente realizado com recursos próprios do município
“Este prédio não é apenas uma estrutura imponente; é um marco para a qualificação da educação em Feira de Santana. Ele abriga auditórios, salas de podcast e espaços de treinamento que possibilitarão o desenvolvimento dos professores e demais profissionais. Não há recurso federal ou estadual aqui, tudo foi fruto do trabalho da nossa gestão e do povo da nossa terra”, afirmou.
Segundo o prefeito, a obra também reflete o compromisso da gestão com a inovação e o atendimento às necessidades da comunidade educacional.
“Temos aqui o que há de mais moderno em tecnologia educacional, como laboratórios para ensino em três dimensões, robótica e matemática. É um legado que fortalecerá a educação pública municipal e preparará nossos alunos para um futuro promissor”, disse Colbert.
Questionado sobre a relevância da nova estrutura, Colbert Martins afirmou que considera o complexo educacional um dos principais marcos de sua administração.
“Gostaria de ter avançado mais em outras áreas, como o Hospital Municipal, mas este prédio representa um grande salto para a educação. Estamos entregando um espaço que rivaliza com instituições de ensino privadas em termos de qualidade e infraestrutura”, destacou.
A solenidade também marcou o início de um novo capítulo para a Secretaria de Educação, que agora possui uma sede própria após anos de funcionamento em prédios alugados.
“É um grande orgulho ver que estamos deixando este legado para Feira de Santana. A educação é a base de tudo, e este espaço reflete nosso compromisso com a qualidade do ensino público”, concluiu o prefeito.
0 comentários:
Postar um comentário