Secretário de Prevenção à Violência destaca integração e tecnologia no combate ao crime

 

Secretário de Prevenção à Violência destaca integração e tecnologia no combate ao crime
Foto: Jorge Magalhães

Em alusão ao Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz, comemorado nesta quinta-feira (30), o coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia, Luziel Andrade de Oliveira, que atualmente está à frente da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (SEPREV), destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública e o uso da tecnologia como estratégia essencial para ampliar a sensação de segurança e intensificar ações preventivas.

De acordo com Luziel Andrade, a SEPREV atua em conjunto com outros órgãos para promover a segurança da população, sempre com foco na prevenção.

“A secretaria busca evitar que a violência aconteça, que o crime aconteça. Desenvolvemos várias ações por meio da Guarda Municipal, do Centro de Controle e Operações (CCO), do videomonitoramento e da parceria com entidades como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Polícia Militar e a Polícia Civil. Trabalhamos juntos para garantir o bem comum e os direitos da população”, afirmou.

O secretário também ressaltou a importância do envolvimento da sociedade na busca por um ambiente mais seguro e harmonioso.

“O direito de um termina quando começa o direito do outro. Muitas vezes, situações como som alto, consumo excessivo de bebida alcoólica e imprudência no trânsito geram conflitos e precisam ser combatidas de forma educativa. Essa luta deve envolver toda a comunidade, principalmente os pais de família, que desejam um futuro tranquilo para seus filhos”, pontuou.

No campo da prevenção, a SEPREV tem fortalecido suas ações nas escolas, por meio de rondas da Guarda Municipal.

“Realizamos visitas frequentes aos colégios e investimos no monitoramento por câmeras. Estamos substituindo e recuperando equipamentos de videomonitoramento para garantir maior eficiência. Esse sistema é fundamental para prevenir acidentes e reforçar a segurança nos espaços públicos”, explicou Luziel Andrade.

A atuação da secretaria também se estende às comunidades, com visitas a locais onde há risco de conflitos. O objetivo é estar presente e intervir antes que situações de violência se concretizem.

“Nosso compromisso é melhorar constantemente a qualidade do serviço de videomonitoramento e fortalecer o diálogo com a população. Pedimos que os cidadãos colaborem, sinalizando ocorrências tanto na zona urbana quanto na rural, para que possamos atuar de forma rápida e eficaz”, concluiu o secretário.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário